OFICINA: COBERTURA COLABORATIVA



O projeto Mídia e Educação oferece agora novas oficinas, dessa vez de Cobertura Colaborativa

Mas o que é cobertura colaborativa? 
Na cobertura colaborativa pessoas de diversos áreas de conhecimento se unem para cobrir um dado evento de forma coletiva com a utilização das rede digitais. Podendo utilizar diversas mídias, como texto, fotos,vídeo e rádio. A flexibilidade e diferencial está, principalmente, na forma como tudo está organizado e como será disponibilizado. Ela pode ser realizada ao se estruturar uma equipe e cada membro utilizar seu próprio equipamento, ou não, para alimentar um site ou rede social em especifico, na forma de divulgação, ou transmissão ao vivo do evento. 
Dessa forma é possível ter conteúdo sobre o mesmo evento, porém com diversos olhares e gerar uma alternativa em relação a mídia de massa. 

Busca-se com uma cobertura colaborativa, a) canalizar em um evento as várias maneiras de comunicar fatos, acontecimentos e impressões através do olhar de diversas pessoas e meios; b) estimular a criação individual e coletiva; c) viabilizar e divulgar essa criação; d) possibilitar a troca de experiências; e) despertar o gosto individual em determinada função exercida na cobertura; f) oportunizar possíveis trabalhos futuros individuais e coletivos; g) dar visibilidade à produção coletiva e individual através do evento; h) dar visibilidade ao evento através dos conteúdos produzidos; i) desenvolver um produto final (todo o conteúdo criado) que se aproxime ao máximo da variedade de olhares.


OFICINA MÍDIA E EDUCAÇÃO - COBERTURA COLABORATIVA
Inscrições: até o dia 20 de setembro. Através da página oficial do Facebook  (por mensagem), ou vá até a sala 35 do prédio acadêmico e fale com Teresa Melo, ou na sala ATLAB124 (prédio roxo), fale com Thabata, Rebeca ou Monize. 

Datas: 25/09; 2, 16, 30/10; 13, 27, 28 de novembro. 
Horários: Sempre das 14h às 18h, no LAPED (exceto nos dias 27 e 28 de novembro).

Como: A oficina foi organizada em algumas linguagens  que podem ser utilizadas na cobertura colaborativa. O objetivo é a formação de uma equipe para a cobertura do evento integrado OLHARES: Comunicação, Cultura e Educação, que acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro.

Programação:
25 de setembro - Foto-legenda
O objetivo nessa parte é a captação de imagens e a compreensão de como traduzi-las através de um curto texto, ou seja, a legenda. 

2 de outubro - Rádio: spot de divulgação
Vamos captar áudio e produzir um spot de 30 segundos para fins de divulgação. 

16 de outubro - Rádio: produção de programa
Produção de um programa, desde a captação de áudio e noções de edição, com um assunto de livre escolha. 

30 de outubro - Material gráfico
Produção de material de divulgação (cartaz/folders). Noções básicas de elaboração. Software utilizado: Photoshop Portable

13 de novembro - Publicação nas redes sociais
Conversa sobre as principais redes sociais atuais, ferramentas importantes, e abordagens na hora de divulgar o material produzido. 

27 e 28 de novembro - Participação na cobertura colaborativa do OLHARES
A equipe formada nessas oficinas irá fazer a cobertura colaborativa do evento. 





0 comentários: