UFSCar


Fundada em 1968, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), única instituição federal de ensino superior localizada no interior do Estado de São Paulo, destaca-se pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 98,92% são doutores ou mestres. Em sua maioria, os professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.
A Universidade possui três campi: o principal fica em São Carlos, município localizado a 235 km da capital do Estado, e tem 645 hectares de extensão, sendo 105 mil m2 de área construída. Distante 94 km de São Carlos (e 170 km da capital) está o campus de Araras, onde são oferecidos os cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Biotecnologia e de mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. O campus possui 230 hectares, sendo 25 mil m2 em áreas construídas.
Os campi de São Carlos e Araras possuem toda a infra-estrutura necessária para o funcionamento adequado das atividades da Universidade. São mais de 250 laboratórios, Biblioteca Comunitária e Biblioteca setorial, 4 ambulatórios, 2 teatros, 3 anfiteatros, 3 auditórios, ginásio de esportes, um parque esportivo com 8 quadras e 2 piscinas, 2 restaurantes universitários, 5 lanchonetes, 85 salas de aula e 376 vagas em moradia estudantil.
Já, o novo campus de Sorocaba, que completou 5 anos, localizado próxima ao km 100 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), tem cerca de 700 mil metros quadrados, com edifícios de Gestão Acadêmica, Administrativa, 11 salas de aula e 8 laboratórios didáticos e de informática, além de Restaurante Universitário e biblioteca. As construções, assim como todas as atividades acadêmicas da unidade, são regidas pelo princípio do desenvolvimento sustentável.
Os 32 departamentos acadêmicos da Universidade estão divididos em quatro centros: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e Centro de Ciências Agrárias (CCA).

UFSCar - Campus Sorocaba

O campus Sorocaba da UFSCar, localizado no km 110 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), tem cerca de 700 mil m². O espaço é composto por edifícios de atendimento à gestão Acadêmica e gestão administrativa da instituição. São 14 salas de aula e 10 laboratórios, entre didáticos e de informática. O campus é dotado também de Restaurante Universitário e Biblioteca. Toda a estrutura física do campus, assim como todas os projetos pedagógicos dos cursos oferecidos na unidade, é regida pelos princípios da sustentabilidade.
A UFSCar oferece em Sorocaba 14 cursos de graduação e 2 de pós-graduação stricto sensu. A qualidade do corpo docente que compõe cada um dos cursos da universidade pode ser observada na taxa de professores com mestrado e doutorado: 100%. O índice atesta a preocupação da instituição em trazer a esta região, até a chegada da UFSCar carente de opções de ensino superior público de qualidade, um ensino diferenciado e distribuído às diferentes áreas de conhecimento.