EDIÇÃO DE VÍDEOS: QUAL SOFTWARE UTILIZAR?

Quando pensamos em edição de vídeo, vários são os softwares disponíveis para este fim, como é o caso do Adobe Premiere, Sony Vegas, Windows Movie Maker, dentre tantos outros. No entanto, podemos nos deparar com alguns problemas ao escolher o melhor software para o nosso contexto. Os programas que apresentam um alto rendimento, quase sempre são caríssimos (o que acaba sendo um incentivo à pirataria), ou pesados demais, enquanto os gratuitos podem deixar a desejar no que diz respeito à estabilidade ou até mesmo possuem opções de edição limitadas.
Diante deste dilema, uma boa alternativa encontrada pelo projeto Mídia e Educação, em seu eixo de produção de vídeos, foi experimentar a utilização do software livre Kdenlive. Desenvolvido para o sistema operacional Linux, o Kdenlive é um editor de vídeo não linear com resultados bastante satisfatórios. Com uma interface intuitiva e amigável, além de possuir a tradução para o português, a sua utilização acabou se mostrando simples, se comparado a outros editores de vídeo.


Além disso, por se tratar de um software livre, estamos compactando com uma ideologia muito interessante de produção e distribuição de tecnologias, já que “software livre é todo software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição”, o que contribui para uma postura colaborativa de construção de conhecimento e acesso à tecnologia.

VÍDEOS AULA - Kdenlive
Para quem quer colocar a mão na massa e experimentar a edição no Kdenlive, seguem alguns links de vídeo aulas disponibilizadas pela rede Entrelace. Vale a pena conferir!


Outra referência bacana é o Kdenlive Brasil que contém uma apostila em linguagem simples e acessível.


INSTALANDO O UBUNTU LINUX
Como o programa Kdenlive foi desenvolvido inicialmente para o sistema operacional Linux, alguns links podem auxiliar os interessados em experimentar e instalar o Linux em sua versão Ubuntu:





Escrito por Rebeca Batalim

0 comentários: