MAIS TEMAIS ABORDADOS NA OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO
Iniciamos nosso encontro compartilhando o andamento das ideias para os vídeos. Primeiramente, o grupo composto pelo Clécio, Clodoaldo e Luciana projetou um roteiro detalhado, dividido por cenas, e até mesmo compartilharam algumas tentativas de filmagens. Trata-se de um vídeo com o objetivo de contextualizar a vida do aluno, demonstrando que este é fruto de uma história de vida que se transforma no contato com a escola, mas também transforma a escola. Foi interessante notar como o ato de compartilhar o andamento do projeto de produção de vídeo foi enriquecedor, já que, por exemplo, o grupo estava em dúvida sobre como encerrar o vídeo, e através de nossa conversa, surgiu uma ideia que poderá auxiliar o grupo nessa decisão.
A ideia de explorar a questão da compartimentação e isolamento do conhecimento e a dificuldade de relacionar diferentes áreas do saber será o tema do grupo representado por Jucilaine e Patricia. A ideia é criticar tal visão e propor um olhar mais abrangente para o conhecimento. Para dar vida a essa ideia, o grupo também trouxe as cenas com as quais deseja compor o vídeo, e nesse compartilhamento também puderam obter algumas dicas dos colegas presentes.
A escolha de realizar o processo de produção de vídeo juntamente com os alunos foi o posicionamento do Rodrigo, que manifestou seu interesse em utilizar-se do vídeo para narrar e ilustrar um conto, de forma a explorar as habilidades artísticas dos alunos de sua escola.
Depois desse momento, foram exibidos os curtas produzidos nas oficinas anteriores, o que se desprendeu em um momento de socialização das produções e do processo que as envolveu, assim como foram construídos comentários sobre as técnicas utilizadas pelos alunos dentro dos recursos disponíveis. Além disso, assistimos a vídeos muito interessantes trazidos pelos participantes, três deles em formato stop motion e um comparando a vida de duas crianças de classes sociais distintas. Tais vídeos foram exemplos do potencial criador das crianças e adolescentes que os idealizaram.
Em seguida, passamos para um momento de pensar novamente nas técnicas para a produção. Exibimos um vídeo (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ZarWHvme26U), que traz exemplos de enquadramentos, movimentos de câmera e ângulos de filmagem, tudo isso com o objetivo de superar o olhar ingênuo que direcionamos às produções cinematográficas e pensar intencionalmente naquilo que percebemos apenas instintivamente nos modos de se gravar uma cena. Assim, apenas direcionamos um pouco nosso olhar para as diferentes maneiras de compor uma cena, e as intencionalidades que podem derivar de cada escolha, com a finalidade de ampliar nosso repertório para a produção de nossas próprias gravações.
Alguns comentários sobre os cuidados técnicos que devemos ter em mente em nossas produções foram destacados:
- a questão da luminosidade e nossa intencionalidade;
- a dificuldade de gravação do som, que pode ser superada pelo exercício da dublagem, separando assim os arquivos de imagem e som;
- a importância de um tripé ou apoio fixo improvisado, para manter a qualidade de uma produção em stop motion.
Participantes
Clécio de Proença Machado
Clodoaldo R. daSilva Filho
Jucilaine Kaliske
Rodrigo Ferreira Martini
Patricia Zamboni
Luciana Marum
Rebeca Batalim
Hylio Lagana
Escrito por Rebeca Batalim
Escrito por Rebeca Batalim
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